DECLARAÇÃO DE FÉ

A liderança da Igreja de Cristo do Funchal reconhece que qualquer declaração doutrinária é apenas uma tentativa humana falível de resumir e sistematizar as riquezas de uma revelação divina infalível, mas isso de forma alguma diminui a importância de tal declaração.

As afirmações que seguimos especificam cuidadosamente a nossa posição de ensino em relação às principais doutrinas bíblicas e, assim, fornecem uma estrutura para o currículo e instrução na Igreja de Cristo do Funchal. Eles também fornecem uma âncora para proteger esta igreja contra a deriva teológica.

01

A unidade da Divindade e a co-igualdade divina do Pai, o Filho e o Espírito Santo; a soberania de Deus em criação, providência e redenção.

02

A inspiração divina de toda a Bíblia; sua autoridade e suficiência, como não apenas contendo, mas sendo em si mesmo, a Palavra de Deus; a confiabilidade do Novo Testamento em seu testemunho ao caráter e autoria do Antigo Testamento; e a necessidade de ensino do Espírito Santo para uma verdadeira e espiritual compreensão do todo.

03

A verdadeira e própria divindade do nosso Senhor Jesus Cristo; seu nascimento da virgem Maria; sua masculinidade real e perfeita; a autoridade de seu ensino; e a infalibilidade de todas as suas declarações: sua obra de expiação pelos pecadores da humanidade por seus sofrimentos substitutivos e morte; sua ressurreição corporal e sua ascensão ao céu; e sua atual intercessão sacerdotal por seu povo à direita do Pai; seu retorno pessoal em glória.

04

A divindade e personalidade do Espírito Santo; e a necessidade de sua obra de regeneração, conversão e santificação; também em ministério e adoração.

05

A depravação total da natureza humana em consequência da Queda, e a necessidade de regeneração.

06

A justificação do pecador, não pelas obras, mas unicamente pela graça, pela fé nos méritos expiatórios de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

07

A certeza da salvação eterna e a segurança eterna de todos os crentes, ao receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor.

08

A igreja universal como o corpo do qual Cristo é a Cabeça, abraçando todos os redimidos, um sacerdócio de todos os crentes, chamados por Deus por meio do Evangelho, nascidos do Espírito e justificados pela fé; a igreja local compreendendo tais crentes como a visível expressão da igreja universal; e a comunhão entre tais igrejas, manifestando a unidade do corpo de Cristo.

09

As ordenanças do batismo dos crentes por imersão e a Ceia do Senhor como sendo instituída por nosso Senhor Jesus Cristo, mas não no batismo como portador de graça regeneradora, nem na ceia como sendo um sacrifício pelo pecado nem envolvendo qualquer mudança na substância do pão e do vinho.

10

A ressurreição do corpo; o julgamento do mundo por nosso Senhor Jesus Cristo, com a bem-aventurança eterna dos justos e o castigo eterno dos ímpios.

Nós Acreditamos